18 junho 2009

Pré-estréia de Jean Charles

Graças a minha querida amiga Lu, ontem tive o prazer de participar de uma pré do Filme “Jean Charles”, com direito a presença do elenco e a palavra do diretor Henrique Goldman. Que declarou estar muito feliz em transformar esse filme que a princípio seria em inglês, em um filme falado em português. Brazuca como são os personagens de “Jean Charles”. O roteiro todo mundo sabe do que se trata: da morte do eletricista Jean, assassinado pela polícia Inglesa, após ser confundido com um terrorista.

Para mim o Jean do filme representa todos os imigrantes de todos os lugares. As dificuldades sempre são as mesmas aonde quer que você vá, quando você é o diferente. O mundo grita que é globalizado, mas aceitar a cultura alheia é sempre difícil. Globalizamos nosso dinheiro, não nosso coração, a nossa entrega.

Mas melancolia a parte, eu ainda acredito numa mudança, ou pelo menos sonho com ela, e vamos ao filme. É difícil contar uma história na qual o final todos nós já sabemos. Mas a fita não me levou em um clima de agora, é agora que vai acontecer ou ainda coitado do Jean. Selton sempre correto imprime humor, drama e garra a Jean e o roteiro (se é verdade ou não), mostra o “jeitinho brasileiro” de se virar do personagem. Ninguém é santo, mas como Jean diz: “o sistema é bruto!”. Maravilhosa atuação de Luis Miranda. Não resisti e fui dar uma de fã e falar com ele que o filme estava 10... Mais por causa dele, acredite. Cenas em Londres bacanas. Muitas pessoas que participaram do filme são imigrantes mesmo, e o que deixa a desejar na interpretação se ganha na emoção... Tem ainda Sidney Magal alegrando o filme... No geral foi bom, mas fiquei com uma sensação que podia ser melhor. Mesmo sem querer tomar partido, acho que esse assunto dá muito pano pra manga e as situações de intolerância batem na nossa porta todos os dias. Vale explorar e mostrar a quão absurda e sem sentido toda forma de preconceito, exclusão, é. Mas o filme tem um limite e que seja apenas um inicio para boas e produtivas discussões.



4 comentários:

  1. Por pior que a realidade brasileira seja e por mais que se alardeie a globalização aos quatro ventos, fora do nosso país de origem seremos sempre estrangeiros.

    ResponderExcluir
  2. O trailer não me animou muito, não... Mas o Selton é sensacional !!! Pena que não pude ir.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu estava la na pré-estreia como vc não notou em mim? Tais só foi falar com o Luís Miranda pq eu q sou fan dele, não foi?
    Mas brincadeira a parte a melhor atuação é do Luis Miranda, outros personagens são são medianos, Vanessa Giacomo normal, mas não lá aquelas coisas. A curiosidade do filme em si é a vida desse brasileiro antes de morrer... só isso, ficamos revoltados pelo absurdo como ocorreu a morte dele, mas só( a cena é boa)! Viu escrevi...

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias