29 dezembro 2009

Viva a Leitura!

Com “L” maiúsculo mesmo! Gostar de ler é sim um hábito que se adquire e esse eu aprendi com minha mãe. Todas as noites ela lia algo pra mim e isso criou uma relação afetiva com o objeto. Quando vou a uma Mega-Store eu piro! Dá vontade de comprar tudo sobre tudo, talvez culpa da curiosidade natural de qualquer jornalista, ser especialista em generalidades. Mas a intenção do post é contar uma novidade bacana que li e uma pequena nota em um newsletter da CBN. Vai o trechinho aí em baixo.

“A partir de janeiro de 2010, o município de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, contará com uma Secretaria de Leitura. Primeira iniciativa do gênero no país, o órgão será comandado por um escritor, o também educador Álvaro Ottoni, que atuou por quatro anos no Proler – Programa Nacional de Incentivo à Leitura. Estarão sob sua alçada projetos como uma Biblioteca Móvel, cursos, palestras e em setembro o lançamento da I Feira Literária da cidade. Iniciativa para se acompanhar e quem sabe reproduzir em outras cidades.”




Para quem me conhece sabe como eu aprendi a amar Nova Friburgo, principalmente São Pedro da Serra. Um recanto maravilho cheios de artistas plásticos, músicos e hippies, que dão um ar  retrô ao lugar. Lá existe um centro cultural (Espaço Cultural São Pedro da Serra) que promove saraus e sessões de cinema gratuitas para a população e também o divertido concurso "As Cabras da Serra". Algo parecido com aquelas vacas estilizadas por artistas plásticos que ficaram por um tempo expostas no Rio e em São Paulo e viajam o mundo, a CowParade. E agora essa boa notícia da primeira secretaria da leitura. Quais serão suas medidas? Em um país que ainda não erradicou o analfabetismo é um brisa de esperança conhecer lugares como Nova Friburgo e iniciativas como estas. Que a iniciativa se multiplique e não se perca na máquina burocrática do Estado.

Um comentário:

  1. oi,gostei de ver que com toda essa tecnologia ainda tem pessoas que são apaixonadas por um bom livro!

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias