25 março 2010

Sessão da tarde – Garotos Perdidos


No último dia 10 de março faleceu o ator Corey Haim. Para quem é da minha geração, Corey juntamente com Patrick Dempsey sabe que eles eram os reis da sessão da tarde. Hoje Patrick brilha em Grey’s Anatomy, já Corey não teve um final feliz. Filmes como Sem licença para dirigir e Garotos Perdidos fazem parte da filmografia do ator, que suspeitam ter morrido de overdose.
Coincidentemente na semana da notícia do falecimento, uma amiga minha comprou o DVD de Garotos Perdidos. Não perdi a chance de rever esse clássico da minha infância. E quer saber? O filme continua encantador... Como explicar isso?! E não é saudosismo não. Muitas gerações após a minha continuam a se encantar com filmes sobre adolescentes vampiros. O fenômeno “Crepúsculo”  não me deixa mentir.
Mas Garotos Perdidos tem algo de especial. Além do fato de ter sido um dos primeiros, senão o primeiro a explorar o gênero romance/comédia/terror + vampiros lindos de morrer, Garotos não se leva a sério. Tem a leveza dos anos 80 e toda a cafonice da década. Presente nos cabelos e figurinos. Adoro!


Vamos por partes. Nos anos 80 o cinema de entretenimento foi reinventado por muitos diretores que entraram em cena para sacudir o cinema. Steven Spielberg é o maior deles em diversão. Mas houve espaço para Martin Scorsese com filmes mais densos, cults como Taxi Drive e Touro Indomável e para o genial Wood Allen defendendo os filmes que carregam sua força  em diálogos.
Joel Schumacher, o diretor de Garotos Perdidos, estava em seu terceiro filme. Antes de Garotos, apenas O primeiro anos de nossas vidas, vale ser lembrado. Quando o presidente da Warner lhe falou sobre o roteiro ele achou meio bobo e muito arriscado para ele no inicio da carreira. Mas após uma leitura mais caprichada ele viu que a história tinha potencial.

O elenco escolhido a dedo era muito jovem e inexperiente. A dupla de Coreys” Haim e Feldman (Goonies) em seu primeiro filme juntos. Depois viriam mais 6. Jason Patrick, o ator que interpreta o irmão mais velho que vira vampiro, vinha da televisão. Este seria seu primeiro trabalho no cinema.Depois ele faria alguns bons como Sleepers: a vingança adormecida e outros esquecíveis como Velocidade Máxima 2. Kiefer Sutherland (Jack Bauer) E é claro com apenas 18 anos e com no máximo dois filmes no currículo. A única atriz consagrada era Diane West recém ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por “Hannah e suas irmãs”. Era de se entender a insegurança do diretor. Ele não fazia ideia se tudo ia dar certo.


Foi convidado para fazer a fotografia do filme Michael Chapman. O cara simplesmente fez a fotografia de Taxi Drive e de Touro Indomável. Chapman só aceitou por que é fã de filmes de terror B e queria muito fazer um filme com essas características.
A maquiagem foi bolada pelo então por um iniciante em maquiagem para cinema. Greg Cannon. Ele bolou algo relativamente simples. Espuma em volta do rosto que apenas mudavam as feições e focou nos olhos. Segundo ele era algo pouco explorado na época. As lentes eram feitas de vidro e o ator só poderia ficar com ela até 4 minutos. Depois disso o oxigênio ficava comprometido. Tenso! Mas o resultado é fantástico. Alguém discorda?


Mas todos esses dados não definem o que faz um filme ser sucesso ou não. Garotos Perdidos ao longo dos anos tornou-se Cult. Da sessão da tarde pulou para a lista dos DVD’s mais vendidos pela Warner. Será a música, a maquiagem, o roteiro, a fotografia? Acho que o segredo é bem mais simples. Foi como eu disse antes, ele não se leva a sério. Tem leveza. Não foi pensado para ser um filme que renderia milhões e faria história. Mais rendeu e fez história. Menos é mais. Na caixa do DVD de Garotos Perdidos está escrito: “Dormir de dia. Fazer festa a noite toda. Ser vampiro é o maior barato.”. O vampiro interpretado por Robert Pattinson tem muito que aprender com os garotos perdidos.

9 comentários:

  1. este filme é muito bom
    nao me marcou nem está entre os meus favoritos rs
    mas é bom
    tem muito tempo que nao vejo...

    ResponderExcluir
  2. esse filme é um classio da sessão da tarde, otimo artigo, nao ssbia essas coisas sobre o filme, Joel Schumacher se tornou um exelente diretor, embora tenha tido alguns tropeços, principalmente nos filmes do Batman.....e como vc mesmo disse, o vampiro de Crepusculo tme mt q aprender!

    http://alexandreterra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Concerteza.. eu me lembro desse filme muito bem... Crepusculo é pra quem tem medo de escuro!

    ResponderExcluir
  4. Por mais que eu assista sessão da Tarde, acho que nunca tive a sorte de ver este filme! e também acho que ele não é da minha época rs. mas parece ser bem interessante, adoro filmes assim! a Obrigada pelos elogios ao meu blog, o seu também é muito bom! cheio de coisas interessantes e legais, como esse post! a e adorei o template! muito engraçado! rs. um beijo! meus parabéns :)

    ResponderExcluir
  5. Ah... Os garotos perdidos... É de fato um clássico! Meu marido comprou o filme e volta e meia a gente assiste. E o vampiro vegetariano do crepusculo que brilha no sol não tá com nada! Ah, obrigada pelo comentário no "O Cutucador Popular"! Seu blog está ótimo, adorei o nome!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo comentário.
    Já perdi as contas de quantas vezes assisti esse filme. Dá vontade de chorar quando lançam algo como Crepúsculo ridicularizando um dos maiores ícones da cultura pop que é o Vampiro e o Lobisomen. Ainda bem que na parte do Lobo, já saiu a salvação com o Benicio del toro hehehehe agora só os vampiros se erguerem.

    ResponderExcluir
  7. Muito massa, jah assisti muito esse filme na sessao da tarde;

    ResponderExcluir
  8. ola minha " Jacaroa " favorita, que saudades, voce sumiu memso, smpre vinha aqui ver se tinha novidades... bem, agora da pra matar a vontade...
    Bem quanto a sesao da tarde: isos é um icone que passa de geração em geração ja reparou, tem os ciclos, filmes que marcam uma geração por ter passado na sessao da tarde... só nao muda o narrador das propagandas.
    quanto a esse filme eu nao vi ! acredita? pois é.. e olha que vi filmes na decada de oitenta, todas trilogias e aventuras e comedias de high school, mas esse nao... uma hora vou ver. vou dar uma dica sobre um filme sensacional , que voce, cnefila de primeira NÃO PODE PERDER: é de vampiro, mas nada a ver com crepusculo! o filme se chama " deixa ela entrar" e é sueco, ta passando em um so cinema aqui em sao paulo, no Rio nao sei... e é a meia noite, bem sugestivo !
    é um filme que fla de bullying, de psicopatia, e tem uma pegada meio stephen king, umas viradas e ... é europeu ! tudo de bom.. ah ia esquecendo a fotografia é lindissima em cinemascope, a quela tela longa e a neve... e o sangue e as terriveis crianças ! ai !!!rssss
    é tao bom que depois de ter visto, eu encontrei esse lvro na livraria cultura " let the right one in" e comecei a ler e li quase a metade do livro mesmo ja tendo visto o filme, me arrisco a dizer qeu é o melhor filme de vampiros dos ultimos anos...
    nice to have you back, valeu pela visita no meu blog!!!
    ibere
    http://ibererestivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. sim eu me lembro muito bem desse filme é massa mais lua nova é prrivel

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias