19 junho 2010

O Cinema de Terror Japonês - Parte 2




Terminei o último post falando do filme “Kwaidan” e de sua importância para o gênero. Como esse filme criou um “repertório visual” que é reproduzido até hoje. Imagens como:

Capítulos, narrativa fragmentada – em pequenos capítulos ou em uma série de filmes, foi unânime. Os filmes seguem esse tipo de estrutura.



Temas espirituais, Budismo – Relacionado com a religião dominante no Japão. Para mim este é a chave do que causa tanto medo nos filmes japoneses. No ocidente existe a ideia de bem e mal. Sempre em filmes de terror existe um demônio, algo maior que não se pode controlar. Aqui são apenas pessoas, que em certas circunstâncias ficaram presas em situações de maldição. O que leva ao próximo ponto.



Espíritos perturbados – pessoa que tiveram morte violenta, ou passaram por uma situação de grande rejeição ou dor. Esses são os personagens que perturbam os vivos nos filmes de terror japonês, sempre à procura de algo ou alguém.

Repertório visual (cabelos longos, água, figuras femininas) – imagens s que se repetem nos momentos de tensão. Incluo aqui a pantomima.

Pouco sangue – Os filmes são muito econômicos em sangue. Não que não existe, mas em situações extremas.



Energia – Muito ligado às crenças. Energia que flui, podendo ser boa ou ruim. E se muito concentrada pode gerar manifestações sobrenaturais como no filme “O chamado”

Mediados (tecnologia – VHS, telefone, TV, fotografia) – Nos filmes recentes o contato entre vivos e mortos na maioria das vezes é mediado. A “assombração” liga pra pessoa, aparece na TV, nas fotografias... Podemos pensar que como a sociedade japonesa está imersa e tecnologia de ponta, esse tipo de “contato” seria inevitável.

Filmes de terror como um reflexo da sociedade

Analisando os filmes em todo seu contexto, podemos percebei ou apontar alguns reflexos da atual sociedade japonesa e alguns medos enraizados em todos nós.

Violência – medo de mortes violentas. A violência é um medo de todos nós que vivemos e uma grande metrópole, pois ele é muito mais evidente e lemos e vemos sobre tal violência todos os dias na mídia.

Rejeição – o abandono, a solidão. Segundo algumas pesquisas, o Japão apesar de sua enorme população, eles tem uma sensação de estarem só muito forte. A sensação de não estar conectado há ninguém.

Suicídio – medo latente na sociedade japonesa, já que culturalmente, alguns preferem o suicídio ao fracasso.

Tecnologia em detrimento do homem – Na sociedade mais tecnológica e moderna que temos no mundo é normal que este medo seja real. Robôs já substituem o homem em pequenas funções. Já existem alguns que fazem companhia a idosos. Podemos imaginar como é lidar com algo que para alguns é ficção para eles, os japoneses, é realidade. 

Bom é isso...vejam os filmes, eles são assustadores e divertidos.
Bjs de Jacaré!


Trailer do filme "Ringu-O chamado"


Trailer do filme "Ju-on - O Grito"


Os espíritos (Tailândia)

9 comentários:

  1. esse dos espiritos vou baixar
    deve ser otimo
    bom post

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bom? há quanto tempo nao vinha visitar esse blog tão legal! meu, vou te dar uma super dica: falando em cinema Japones, vai ter um festival de um dos maiores cineastas do mundo ai no Rio. Já estamos assistindo aqui em SP no centro cultural banco do brasil, o " cinema de Yasujiro ozu"... olha que eu vi coisas sensacionais.
    o de voces vai começar no dia 27 de julho e vai ate o dia 22 de agosto na rua primeiro de março no centro.
    se quiser ver os melhores filmes va no dia 27 assisitir aos filmes " a rotina tem seu encnto, tambem fomos felizes, pai e filha e era uma vez em tokio" . Cineastas como wim wnders e outros foram inspirados por ele.
    eu perdi alguns filmes aqui e tou querendo ate ir um dia no Rio assisti-los,quem sabe a gente nao se cruza la... vale a pena viu !
    um beijo
    Ibere
    http://ibererestivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adoro filmes de terror japoneses, são muito bons!!! Fiz um post no meu blog sobre filmes de terror tbm, talvez se interesse, se quiser acesse http;//artegrotesca.blogspot.com
    Gostei do seu blog, vou seguir!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Acho o terror japonês bem tosco, mas de fato eles possuem sua originalidade e bons roteiros quase sempre. Assisti "Rigu-O" e "Ju-On" após ver os blockbusters americanos e achei-os bem mais mórbidos e soturnos, mas também um pouco parados. Acho que pecam um pouco na edição do áudio e nas trilhas sonoras que ou não existem, ou não produzem aquele clima de medo.

    ;*

    http://musikaholic.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Lembro de um filme japones muito parecido com O Chamado que eu vi há um tempo atrás, mas esqueci o nome, era muito bom mesmo. Fui dar uma pesquisada pra saber se era remake, imitação hollywoodiana pq pelo jeito parecia ser anterior,aí dei de cara com uma página que dizia que muitos filmes assim são inspirados numa lenda japonesa.

    ps: Espiritos é o tipo de filme que vc assiste MIL vezes e as MIL vezes fica com medo, rs.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nuss, já assisti os 3 filmes, e com certeza: O grito e Os espíritos foram os que mais assustaram, na minha opinião. "O grito" principalmente, por ligar os assassinatos as lendas japonesas, e "Os espiritos" pelo final surpreendente...

    Já "O chamado" mesmo dando sustos e tudo, me decepcionou muito na continuação...rs

    Beijinhos, adorei o post :D

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei aqui!
    Esses filmes japoneses costumam ser meio trashs, mas são bem legais!

    parabéns pelo blog (:

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. meus parabens pelo blog !!!1
    esses filmes japoneses sao os melhores!!!
    meu q filme mais loko deve ser esse !!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, realmente os filmes japoneses de terror causam uma perspeciva diferente, pois em sua maioria tratam de temas sobrenaturais. Gostei bastante do 'Arte do Demônio', entre outros. Bom Post! Aguardo uma visitinha ao Guiblogado. Até +!

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias