03 agosto 2010

Abertura da exposição "Lady Pink et Ses Petit" da artista Monica Barki

Crédito foto: Esther Barki

Vídeos caseiros postados no Youtube inspiram 1ª mostra de desenhos da artista carioca Monica Barki, entre 03 e 31 de agosto, na Galeria Anna Maria Niemeyer no Rio de Janeiro


Desde a primeira mostra individual no início dos anos 80, a artista Monica Barki vem construindo diversificado repertório de linguagem contemporânea com trânsito em diferentes mídias: da gravura à pintura e fotografia, de performances e instalações à assemblages e objetos. Hoje, 03 de agosto, ela apresenta a primeira exposição constituída exclusivamente por desenhos e um vídeo, a  na Galeria Anna Maria Niemeyer, no Rio de Janeiro. Intitulada "Lady Pink et ses garçons",  reúne 18 trabalhos de duas séries inéditas - Lady Pink e Blade Runner - originadas de imagens captadas em frames de vídeos caseiros postados no YouTube.

Os trabalhos têm como tema comum a figura de mulheres dominadoras que subjugam os homens como objetos de prazer. Assim, Monica subverte o olhar sobre a condição feminina, uma questão recorrente em sua produção. Os desenhos começaram a ser produzidos há um ano e meio e têm dimensões variadas; os menores medem 30 cm por 40 e o maior, "Eduardo e Verônica", chega a 1,70m por 1m. As séries minuciosamente trabalhadas com ponta de lápis fino ou bastão seco e oleoso sobre cartão ou papel, em sua grande maioria, mostram cenas de luta corporal em ringues e espaços confinados. A artista observa que esta virada de mesa da vítima submissa para a mulher poderosa, de certo modo, se refere ao seu momento presente: “A mudança de enfoque tem a ver com meu desejo e a liberdade que sinto para virar o jogo”.


Os trabalhos desta mostra partiram, porém, de uma casualidade virtual. Há  dois anos Monica Barki retomou as atividades no ateliê da Barrinha (RJ). O trabalho , nomeado Vermelho sobre Branco, registra uma performance na qual duas mulheres, no melhor estilo comédia pastelão, travam batalha em três rounds, utilizando meia tonelada de tomates. O vídeo de 6'16'' tem direção e roteiro da própria Monica e edição do video-maker Cleantho Viana.

Ao visitar o YouTube, para postar o vídeo, a artista se deparou com uma farta produção de registros caseiros, relacionados pelo site ao seu trabalho de arte. De link em link, numa pesquisa infindável, ela captou as sucessivas imagens dos embates físicos entre mulheres vigorosas e homens abatidos. Desse mergulho na rede, nasceram as cenas trabalhadas nos 18 desenhos que, junto com o vídeo original, constituem a exposição. Um chamado inevitável para a artista multimídia, que atualmente tem três vídeos feitos especialmente para a rede mundial, onde pode ser vista por milhões de visitantes: “O engraçado é que usei o YouTube para disseminar meus vídeos e agora o utilizo como matéria-prima para fazer os desenhos da mostra Lady Pink et ses garçons”.

"Lady Pink et Ses Petit"
Local: Galeria Anna Maria Niemeyer 
Rua Marques de São Vicente, 52/205
Gávea - Rio de Janeiro
Tel: 21 2239-9144
Abertura: 03 de agosto de 2010 às 20 hs
Até: 31 de agosto
Horário: seg. a sab. de 10 às 22h; dom. e feriado de 15 às 21h


Assista ao vídeo "Vermelho sobre Branco":



Postado por Guilherme Monteiro.

Um comentário:

  1. oiê to seguindu vc agora, vamus tenatr manter contatu nos unirmos e assim tornarmos nossos blog's bem vistos e assim stabelecermos uma amizade virtual entre blogueiros. xau
    segue meu blog tbm
    http://oh-psiu.blogspot.com/

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias