11 janeiro 2011

Retrospectiva Luis Buñuel no MAM-Rio



Um dos maiores cineastas da história do cinema, Luis Buñuel, é homenageado com uma grande retrospectiva na Cinemateca do MAM/RJ.  Buñuel foi dos maiores cineastas da história do cinema, com estilo bastante singular, exerceu bastante influência na sétima arte.

Nascido em 22 de fevereiro de 1900, em Calanda, povoado aragonês perto de Saragoça, na Espanha, Buñuel recebeu educação jesuíta, o que veio a refletir na sua temática, ainda que de forma crítica. Filmou na Espanha, França e no México. Seus primeiros filmes ligados ao movimento surrealista causaram escândalos e foram alvos de censura. A iconoclastia, a crítica à igreja e a moral conservadora da classe média, o erotismo, e os elementos surrealistas são características marcantes de sua obra. Algumas raridades fazem parte da programação como "Don Quintin El amargao", filme dirigido pelo cineasta na Espanha, em 1935, e uma cópia restaurada (em DVD) do clássico "Um cão andaluz". As sessões acontecem de quinta a domingo em diferentes horários.

Programação completa:

Sexta 07/01: 18h30 O Estranho caminho de São Tiago La Voi Lactée. França/Itália, 1969. Com Laurent Terzieff, Paul Frankeur, Alain Cuny. Legendas em português. 92’. Dois peregrinos vagabundos viajam a Santiago de Compostela e durante a jornada vão se deparando com personagens bíblicos e históricos, inclusive com o Marquês de Sade. Classificação indicativa -16 anos.

Sábado 08/01: 16h:  Robson Crusoe. México, 1952. Com Dan O’Herlily, James Fernández, Felipe Alba. Legendas em português. 89’. Cópia em DVD.Adaptação de Luis Buñuel do romance homônimo de Daniel Defoë.Classificação indicativa -14 anos.

18h: l O fantasma da liberdade Le Fantôme de la Liberté de Luis Buñuel. França, 1974. Com Adriana Asti, Julien Bertheau, Jean Claude Brialy. Legendas em português. 104’.Várias situações independentes se sucedem, sempre ligadas por um dos personagens, num clima de humor erótico e violento. Classificação indicativa - 18 anos.

Domingo 09/01: 16h   Don Quintin el amargao de Luis Buñuel e Luis Marquina. Espanha, 1935. Com Alfonso Muñoz, Ana Maria Custodio, Luisita Esteso. Baseado na obra homônima de Carlos Arniches. Buñuel fez uma refilmagem da mesma história em 1951, denominada “A filha do engano” (La hija del engaño). O diretor se recusou a ser creditado nesse filme, razão pela qual aparece o nome de seu assistente Luis Marquina. Classificação livre.

18h:  Nazarin. México, 1958. Com Francisco Rabal, Marga López, Rita Macedo. Legendas em português. 90’. Baseado na obra de Galdós. Nazarin é um padre que procura seguir os preceitos de Cristo. Na sua jornada tem a companhia de uma prostituta acusada de assassinato e da tia de um moribundo que curou. Classificação indicativa – 14 anos.

Quinta 13/01: 18h30  Sala escura  Sessão latina – Luis Buñuel  Simão do deserto Simon del desierto. México, 1965. Com Claudio Brook, Silvia Pinal, Hortensia Santovena. 42’.Baseando-se em um antigo projeto que havia traçado com o poeta García Lorca, Buñuel consegue uma obra que remonta às considerações estéticas de sua primeira fase surrealista. Classificação indicativa – 14 anos.

Sexta 14/01: 18h30   O alucinado El. México, 1953. Com Arturo de Cordoba, Delia Garcés, Luis Beristain. Legendas em português. 91’. Cópia em DVD.Um dos filmes chaves da obra do diretor. O protagonista é um produto do seu ambiente familiar, social e religioso, com suas ações incrivelmente ridículas, absurdas e paranóicas. Classificação indicativa – 16 anos.

Sábado 15/01: 16h    A Idade do ouro L’Age d’or. 1930. Com Gaston Modot, Lya Lys, Max Ernst. Intertítulos em português. 60’. Um cão andaluz Un chien andalou. França, 1928. 17’. Cópia em DVD. Terra sem pão Las Hurdes – Tierra sin pan. Espanha, 1932. 27’. Cópia em VHS. Uma das obras primas do surrealismo. Quando foi lançado na França, os cinemas foram atacados violentamente por grupos de direita, que viam nas imagens oníricas, um atentado contra a igreja e demais instituições. Classificação indicativa – 14 anos.

18h:  Esse obscuro objeto do desejo Cet Obscure Objet du Désir. França, 1977. Com Fernando Rey, Carole Bouquet, Angela Molina. Legendas em português. 93’. Último filme de Buñuel. Idoso e sofisticado milionário apaixona-se por jovem que se recusa a dormir com ele, embora diga que o ama. Classificação indicativa – 18 anos.

Domingo 16/01 :16h   O Bruto El Bruto. México, 1952. Com Katy Jurado, Pedro Armendariz, Andrés Soler. Legendas em português. 83’. Cópia em DVD. O servente forte e abrutalhado de maldoso senhorio se apaixona pela filha de um homem que ele havia assassinado. Classificação indicativa – 14 anos.

18h : A adolescente The Young one. México/EUA, 1960. Com Zachary Scott, Bernie Hamilton, Kay Meersman. Legendas em português. 95’. Cópia em DVD. Um homem vive em uma ilha tendo como companhia apenas uma adolescente. O clima fica tenso com a chegada de um fugitivo e um padre. Classificação indicativa – 16 anos.

Sexta 21/01: 18h30  Subida ao céu Subida al cielo. México, 1951. Com Lilia Prado, Esteban Márquez, Carmelita Gonzelez. Legendas em português. 85’. Cópia em DVD. Um dos filmes prediletos de sua obra para o cineasta. Narras uma viagem de ônibus pelo estado mexicano de Guerrero. Classificação indicativa – 16 anos.

Sábado 22: 16h Gran Casino. México, 1947. Com Jorge Negrete, Libertad Lamarque, Meche Barba. Legendas em português. 92’. Copia em DVD. Gerardo e Demetrio começam a trabalhar para José Enrique, que explora poços petrolíferos. O petróleo desaparece e a irmã de José chega para tomar conta do negócio. Apesar de suspeitar dos dois novos funcionários, ela se sente atraída por Gerardo. Classificação indicativa – livre.

18h:  Tristana, uma paixão mórbida Tristana. França/Itália/Espanha, 1970. Com Catherine Deneuve, Fernando Rey, Franco Nero. Legendas em português. 119’. Jovem órfã é entrega aos cuidados de um experiente tutor e eles se tornam amantes. Tristana se torna amarga e cruel, até a chegada de um jovem, que vem abalar o seu relacionamento. Classificação indicativa – 14 anos.

Domingo 23/01: 16h  Ensaio de um crime Ensayo de um crimen. México, 1955. Com Miroslawa Stern, Ernesto Alonso, Ariadna Welter. Legendas em português. 91’. Cópia em DVD. Archibaldo de la Cruz, um serial killer, narra seu passado e suas obsessões em um interrogatório. Classificação indicativa – 16 anos.

18h: A bela da tarde Belle de jour. França/Itália, 1967. Com Catherine Deneuve, Jean Sorel, Michel Piccoli. Legendas em português. 100’. A vida dupla de uma jovem e bem comportada esposa de um cirurgião parisiense que se sente fascinada pela prostituição. Classificação indicativa – 18 anos.

Quinta 27/01: 18h30 Bacalhau cinema clube

Sexta 28/01: 18h30   Susana Susana, demonio y carne. México, 1950. Com Rosita Quintana, Víctor Manuel Mendoza, Fernando Soler. Legendas em inglês. 82’. Cópia em DVD. Jovem instável foge de um reformatório e encontra abrigo na casa de respeitosa família. Pouco a pouco ela provoca discórdia entre os membros da casa. Classificação indicativa – 14 anos.

Sábado 29/01: 16h   O Anjo exterminador El Angel exterminador. México, 1962. Com Silva Pinal, José Baviera, Augusto Benedico. Legendas em português. 95’. Membros da alta sociedade se reúnem para jantar na casa de milionário, sem saber que estarão presos à uma realidade da qual não conseguirão escapar. Classificação indicativa – 16 anos.

18h:  O discreto charme da burguesia Le charme discret de la bourgeoisie. França/Espanha/Itália, 1972. Com Fernando Rey, Delphine Seyrig, Stéphane Audran. Legendas em português. 105’. Seis burgueses reúnem-se para jantar, mas não conseguem comer porque são sempre interrompidos por acontecimentos espantosos. Oscar de melhor filme estrangeiro. Classificação indicativa – 18 anos.

Domingo 30/01: 16h  Diário de uma camareira Le journal d’une femme de chambre. França/Itália, 1964. Com Jeanne Moreau, Georges Geret, Michel Piccoli. Legendas em português. 95’. Cópia em DVD. Camareira trabalha em casa onde patroa é frígida, o patrão está sempre caçando animais ou mulheres e o pai da empregadora tem um fetiche por sapatos. Quando resolve deixar o emprego e se mudar para Paris, sabe da notícia de uma garota que foi morta e estuprada. Classificação indicativa – 16 anos.

18h:  Escravas do rancor Abismos de passión o Cumbres borrascosas. México, 1953. Com Arturo de Córdoba, Delia Garcés, Luis Beristain. Legendas em português. 90’. Cópia em DVD. Adaptação de Buñuel do romance “O Morro dos Ventos Uivantes“ de Emily Brontë. Classificação indicativa – 16 anos.

Visite o site do MAM

Abaixo a famosa cena do filme Um cão andaluz.


Postado por Tais Carvalho

Um comentário:

  1. Olá,
    Maravilha!
    Muito bom tudo!
    Parabéns pelo blog e pela postagem.
    Tô te seguido.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias