29 janeiro 2010

Esquentando os Tamborins – Rafaela Bastos, a passista blogueira!

 

Hoje o papo é samba, já entrando no clima do Carnaval que se aproxima. Rafaela Bastos é geógrafa formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), trabalha em uma grande estatal do país e é passista da Estação Primeira de Mangueira. Como se não bastasse ainda tem fôlego para manter um blog sobre Samba e Carnaval no site do Jornal O Globo, com o sugestivo nome “Plumas, paetês e um pouco mais”, na turma de colunistas do jornalista Ancelmo Góis. Abaixo uma entrevista com a bela, inteligente e simpática Rafaela.

Jacaré Doméstico: Como o samba e o Carnaval entraram na sua vida?

Rafaela: "Minha relação com o samba é familiar, minha mãe, minhas irmãs e minhas “tias-primas” sempre desfilaram e aliado a isso meu avô, teve um importante cargo em uma escola de samba, foi presidente da Estação Primeira de Mangueira. Quando eu era mais nova, bem criancinha mesmo acompanhava meus pais em todos os ensaios das escolas que desfilavam ensaio das escolas dos amigos e tal. Quando entrei na adolescência passei a frequentar os ensaios obrigada, porque meu pais são bem rígidos e não me deixavam sair sozinha. Com 17 anos comecei a desfilar pela Mangueira. Mesmo não gostando de Carnaval, devido à obrigação exposta acima, fui novamente induzida pelo meu avô e família a ir à comemoração do aniversário da Mangueira na quadra. Quando cheguei me apaixonei por tudo aquilo: quadra de escola de samba, bateria, as pessoas, harmonia, samba, ritmo. Pedi, no mesmo dia, para desfilar como passista. Fiz um teste na hora e passei. E meu avô foi bem claro: “Se você não sambar, EU te tiro da ala.” A partir daí, comecei a prestar atenção no samba no pé das meninas do morro e fui me aperfeiçoando."

JD: Como surgiu o convite para escrever na Turma do Ancelmo?

Rafaela: "Participei de um concurso chamado Mulata do Góis, em 2009, pela Mangueira. Quando terminou toda a disputa me chamaram para comparecer à redação do Jornal O Globo e chegando lá, a surpresa: o convite para escrever uma coluna que falasse sobre o meu cotidiano. Mas considerado que é um espaço legal, aproveito e faço um formato bem didático sobre diversas atividades e personagens do Carnaval."

JD: Os textos abordam o Carnaval é claro, e também a vida de uma passista e assuntos ligados ao mundo feminino. Pra você qual o papel da mulher ontem e hoje no Carnaval?

Rafaela: "Acho que o papel da mulher ontem no mundo do samba era bem secundário, ou melhor, maternal, tínhamos a posição de uma matriarca, de uma cuidadora, tudo que requeresse carinho dentro da escola era feito por nós, exceto as passistas. Estas foram as únicas que sempre tiveram, isto é, ontem e hoje, um exercício de atividade em “ritmo” de igualdade com o homem que realizava a mesma atividade, ou seja, o passista masculino. Os cortejávamos bem como éramos cortejadas e hoje em dia ainda é assim, uma marca do casal de passistas. E isto difere de outras atividades femininas no carnaval, que sempre tiveram seu espaço, mas dentro de um prisma secundário, fruto, óbvio, de uma questão social. A citar, porta-bandeira, que espera o galanteio, o cortejo do mestre-sala. As baianas, que inicialmente eram homens vestidos como tal, cuidam da parte física da escola, como limpeza da quadra, almoços, rezas. As pastoras, hoje em dia, também conhecidas como departamento feminino, cuidam do canto e da recepção aos foliões que visitam as suas quadras. E, hoje em dia, as compositoras e intérpretes, que hoje ocupam esta posição depois de muita luta por igualdade no samba."

JD: Como tem sido a reação dos internautas aos seus textos?

Rafaela: Por ser passista, as pessoas leêm o blog procurando erros. Então tenho muitos comentários de pessoas indicando erros de português e conteúdo. Quem é do samba, geralmente, elogia muito, acha o blog bem legal. Para as pessoas que acusam meus erros, as peço sempre para fundamentá-los e mostrá-los, não somente indicá-los, porque é muito fácil chamar alguém de burro sem dizer o porquê, né? Isso tudo é muito engraçado, para não dizer, às vezes, irritante. O internauta é outro ser humano. Não é a Rafaela que chega ali e comenta e sim alguém que usa a força da internet como difusora de um pensamento seu. Isto é, em outras palavras eu me sinto no direito de dizer o que penso, com ou sem educação, e o que é pior, às vezes sem fundamento, pelo simples fato de não concordar com que leio. E é aí que está o problema, porque não concordar é normal, destratar é que não.

JD: Quais suas expectativas para o desfile da Mangueira este ano?

Rafaela: As melhores possíveis. A Mangueira vem passando por um momento de reestruturação, mas de um tipo muito bonito, que deveria ser exemplo para a humanidade. A Mangueira está reestruturando seus laços de união e respeito, ela quer que a maioria dos componentes que frequentam a escola sempre sejam verdadeiramente unidos em prol da escola e isso está acontecendo. Isso é muito bom. Além disso, fomos agraciados por um samba-enredo bem gostoso de cantar e sambar. Bem, vamos que vamos!!!

JD:Quais os planos para depois do Carnaval?

Rafaela: Estudar, estudar e estudaaaaaaaaaaaaaaaaaar!!!

Não tenho dúvidas que a passista nasceu para brilhar dentro e fora das quadras!

Acompanhem o Blog da Rafaela, “Pluma e paetês e um pouco mais”: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/rafaela/ 


Abraços de Jacaré!

10 comentários:

  1. Ótima entrevista! Sucesso pra ela e pra vocês!

    Abraços
    Bora Rir!?

    ResponderExcluir
  2. obrigada pela visita.
    achei a entrevista mto boa, gostei do blog e to seguindo.
    abraços :D

    ResponderExcluir
  3. Adoro Carnaval e acompanho o blog do Ancelmo. De vez em quando leio os posts da Rafaela Bastos. Parabéns pela entrevista! :-)

    ResponderExcluir
  4. Que blog divertido mais cheio de cultura,adorei...
    Depois passa lá no meu pra visitar!
    Um abraço,achei vc no blogblogs...

    ResponderExcluir
  5. Legal essa entrevista... interessante a personalidade, uma passista blogueira. Me chamou a atenção algumas coisas que ela falou: principlamente sobre esse certo preconceito, por ela ser passista e " ensaiar entrar numa area normalnete reservada a intelectuais, academicos, classe media... ou seja: escrever ! isso é bem tradicional da nossa cultura sabe, quem vem de baixo, na visao da classe media " deve saber seu lugar".. e certmaente na cabeça da classe media, o lugar de uma passista negra de escola de smba nao é escrevendo !!!! rsssss
    nao tou querendo julgar, mas refletir sobre isso !
    Outra coisa é o preconceito que existe com as mulehres dentro das propias escolas de samba.. já que elas tem um lugar tradicional... uma função secundaria.. mas isso nao é privilegio das academias de samba... mas de todas instituições brasileiras, como igreja, politica,etc... a mulher normalente tem um papel secundario!

    Bom, parabens pela entrevista, teu blog é um dos que eu gosto sempre de visitar: tenho um texto sobre carnaval, meio humoristico como sempre, mas sempre com a intenção de fazer as pessoas pensarem, oque de fato é o meu objetivo principal, quando publicar te falo
    bjs
    Ibere

    ResponderExcluir
  6. É interessante ver esse exemplo... alguém diretamente envolvido com o samba com idéias tão legais para expor... e também com uma formação em uma universidade tão conceituada.

    Gostei da abordagem que você fez do tema. E também por trazer essa curiosidade!

    P.S.: lá no blog vc perguntou se eu e o Gutt escrevemos o texto em conjunto né? Não, sempre cada um escreve o seu. Assinamos sempre em cada texto, mas quase ninguém vê. Ele gosta mais de crônicas e eu de coisas do dia a sia! Obrigada pelos elogios e volte sempre!!!

    Ariane Aleixo
    www.bloggalemdoqueseve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da entrevista! òtimas e inteligentes perguntas e respostas! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Não sei como encontrou meu blog na rede (Song Sweet Song), mas fiquei muito feliz com a visita e os elogios! ^^
    vim retribuir a visita e encontrei um ótimo blog, fala um pouco de tudo, muita cultura, e tbm tem assuntos em um campo que adoro, o da arte!
    gostei da entrevista também, muito bem feita, adorei o profissionalismo, enfim, também não tenho como poupar elogios à você, voltarei sempre no blog :D
    e espero que apareça no meu novamente, tem coisa nova lá, tals, ficaria feliz com mais visitas! :)
    abraços

    http://songsweetsong.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Apesar de não conhecer ela pessoalmente mais devo admitir que ela conhecer o bastidores do carnaval Carioca.

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias