27 janeiro 2010

Mostra Cinema “Godard 80”



A Caixa Cultural no Rio de Janeiro começa hoje a mostra Cinema “Godard 80” com a proposta de revisitar toda a obra do francês que marcou seu nome na história do cinema mundial com o movimento “Nouvelle Vague” e ainda iniciar as comemorações dos 80 anos de Godard.


O cineasta nasceu em Paris em 3 de dezembro de 1930. Na Segunda Guerra se naturalizou suíço. Em 1949 Godard frequentava em Paris um cineclube com os colegas François Truffaut, Jacques Rivette e Eric Rohmer. Com os dois últimos fundou "Gazette du cinéma"  com 5 edições publicadas entre maio e novembro. Godard não tinha apoio financeiro da família e estava meio perdido sobre o que fazer de sua vida. Levava uma vida boêmia e em algumas bibliografias consta que chegou a roubar para sobreviver. Muitas reviravoltas aconteceriam na vida do cineasta até que finalmente pudesse realizar o clássico Acossado (À bout de souffle). O diretor está filmando e produzindo até hoje.


 A mostra conta com o apoio de Culturesfrance e da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil. Uma oportunidade incrível para que ainda não conhece a cinebiografia daquele que definitivamente é um dos maiores cineastas de todos os tempo. Há que não goste de Godard, tido como difícil de entender e até mesmo chato. Mas seus filmes são marcantes e nos fazem pensar. Em tempos de blockbusters é essencial ver nas telas cinema-arte em estado puro. É cinema pra gente grande.


Sobre a Mostra “Godard 80”: http://www.caixacultural.com.br

Data : de 26 de janeiro de 2010 a 7 de fevereiro de 2010
Local: CAIXA Cultural do Rio de Janeiro - Cinemas 1 e 2
Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Horários : consultar a programação
Informações (21) 2544-4080
Preço: R$ 4,00

11 comentários:

  1. tah ai um bom programa pra fazer! Nunca assisti um filme de Godard!!

    ResponderExcluir
  2. NÃO CONHEÇO GODARD...VOU VER AGORA NO WIKIPEDIA!
    SEGUINDO SEU BLOG!

    ResponderExcluir
  3. Ja vi varios filmes do Goddard e achoque sempre a gente descobre alguma coisa neles. o meu favorito é com certeza a bout de souffle, o acossado. um dos filmes mais bonitos do cinema, todo o charme de um marginal e de uma americana numa paris branco e preta, numa linguagem quase de quadrinhos!!!!
    alis essa é uma associaçãoq eu sempre faço com os filmes do goddard, quadrinhos! pra mim " une femme est une femme" é uma histroia de quadrinhos em movimento, as piadinhas meio nonsense, a beleza da musa...Ana karina !
    Gosot muito do " desprezo" com a Brigitte bardot, lindissima, se vingando do marido com uma das atitudes mais crueis que podem existir num relacionamento... o pequeno soldado é uma historia politica, assim como a chinesa... ahhh lembrei de um sobre musica e filosofia, cheio de frases espirituosas... nao lembro o nome...
    teve um outro tão confuso que ninugem entendeu nada, alias fui com uma garota que no meio do filme disse, nossa so agora tou lembrando , ja vi esse filme! coisas de goddard!!!!!
    parabens pelo otimo tema
    Ibere

    ResponderExcluir
  4. Parabéns você tem um belo blog.
    Adoro cinema, e principalmente saber das novidades, curiosidades e claro tudo sobre os filmes!
    Um ótimo trabalho que você realiza
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. tAMB´ME nunca assisti filmes dele, já até loquei acossado e não assisti.. rs
    Meus professores vivem falando dele, aliás, um só. Mas ainda vou ver já que pretendo continuar dizendo que gosto de cinema e talvez queira trabalhar na área. Pena eu não morar no Rio de Janeiro.
    Blog interessante, mas pq não aparecem as datas da postagem? As estréias abaixo são dessa sexta?!!!

    ResponderExcluir
  6. retribuindo sua visita, mas, de fato quem está de parabens é vc pelo blog, salvo em favoritos,,abraços..Eder..blog RedeEcce

    ResponderExcluir
  7. Obrigado a todos pelos elogios ao blog. Ele é feito com muito carinho.
    Respondendo ao Ibere, filmes que recomendo além de "Acossado","O desprezo","Alphaville" e mais recente "Elogio ao amor". Mas pode confiar que todos vão te acrescentar em algo.
    Respondendo ao Maricoto, as estreias a que me refiro no post anterior foram da sexta que passou dia 22/01. Já coloquei as datas nos posts para evitar confusões.

    Mais uma vez obrigada pelas visitas e já tem post novo acima!

    ResponderExcluir
  8. Eba, que dica boa! O único filme do Godard que vi até agora foi "Acossado" (com você, lembra?) e amei, apesar de achar que não ia curtir (aprendi a desconfiar de qualquer obra idolatrada pelo mundo). Me acompanha nesse passeio pela filmografia dele?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Claro amiga, assitir Godard é sempre um prazer apesar do Matt resmungar tanto! Beijossss

    ResponderExcluir
  10. Nossa... Godard é bom demais!!!!!! Pena não morar por ai hehehe...

    Abraços
    www.borarir.com

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias