05 abril 2010

Biografia do Mês – Charles Chaplin – Parte 1


Charles Spencer Chaplin nasceu em 16 de abril de 1889. Se estivesse vivo, o gênio do cinema faria 121 anos. Em comemoração ao mês de abril, no Jacaré uma biografia deste homem que foi grande dentro e fora das telas.

Ao contrário do que muitos pensam, e fato que Chaplin nunca desmentiu, ele não é francês. Nasceu em Londres, Inglaterra em um pobre bairro operário chamado Kennington Road. Sua casa era o que se chamava na época pavilhão e sua rua cercada com outros 34 pavilhões idênticos à sua casa.

Mas o pai que também se chamava Charles Chaplin, garantia que o nome tinha origem francesa e descendia de protestantes que haviam abandonado Paris após a matança que aconteceu na Noite de São Bartolomeu. A mãe Hannah Hill, abastada de família de origem espanhola e irlandesa. A mãe de Chaplin, além dele, teve três filhos. Mas Chaplin só pode conviver com um deles, pois a mãe abandonou os demais.Os pais de Chaplin formavam uma dupla de comediantes, que cantavam e dançavam nos chamados Music Halls Ingleses. Muito parecidos com o nosso Teatro de Revista.

Chaplin pai era alcoólatra e morreu deixando Hannah viúva com apenas 30 anos. Chaplin filho, aos cinco anos substituiu o pai no show ao lado da mãe. Aliás, a mãe é uma das grandes paixões na vida do artista. Admiração que ele não esconde em sua biografia.

Muitos anos difíceis viriam. Chaplin muitas noites dormiu na rua e sem ter o que comer ao lado do irmão mais velho Sidney. Os dois irmãos arranjaram emprego ajudando um grupo mambembe. Ganhavam seis xelins semanais e faziam de tudo. Vendiam ingressos, arrumavam as roupas, cantavam e dançavam.

Aos 15 anos Sidney torna-se marinheiro, enquanto Charles é contratado por um grupo chamado The Eight Lancashire’s Lads. Charles tinha 11 anos e chamava a atenção pelo talento.

Aos 17, Charles Chaplin é contratado por Fred Karno, empresário de sucesso dos Music Halls londrinos. Começa a ganhar bem e fazia espetáculos que chegavam a durar a noite toda. Ganha fama de pão duro, pois só gasta com livros e com algumas roupas. Aliás, a fama de pão duro, só perdia para a fama de vaidoso. 

Chaplin estudou poucos anos em um internato, só o suficiente para aprender a ler. Talvez isso explique a fomes de livros que ele tinha. Lia de tudo: Schopenhauer, Nietzsche e Shakespeare



Os palcos alimentavam o talento do garoto. Os livros a alma do artista sensível que nascia dentro de Charles Chaplin.

Amanhã mais um pedaçinho da história desse que foi o gênio absoluto do cinema mundial.

A imagem que abre o post é do artista plástico Gui Monteur.

9 comentários:

  1. Serei um seguidor desta matéria, ótima, parabéns amiga.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tais.
    Eu sou suspeito para falar sobre o Charles Chaplin, tanto que produzi esse quadro. Só posso dizer que ele é o máximo, além se recriar o cinema trazendo a pantomima e criar filmes clássicos, obrigatórios nas prateleiras de cinéfilos e artistas de qualquer área.
    Beijos!! Você é 10! Amiga!!!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro aplauso: falar de um gênio é sempre importante.
    Segundo: É muito bonito ver uma pessoa vencer assim, uma pessoa que era pobre e muda a estória do cinema, revoluciona a cultura universal.
    Terceiro: Isto de colocar a biografia em partes é ótimo. Posts grandes não são lidos.
    Parabéns, aguardo a sequência.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  4. Poxa, mto legal o post e a lembrança do grande Chaplin, já assisti vários dos filmes dele, mas não sabia de toda essa dificuldade que ele enfrentou na infância.
    irei acompanhar esta saga aqui.
    parabens pelo blog viu!
    e obrigado pelo coment lá no meu.
    valeu!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto espetacular!!!! Adorei seu blog!!
    Bjão!!

    ResponderExcluir
  6. O artigo é ótimo!...
    Taís, vc esta de parabéns!
    Um grande abraço!!!
    Valter Pitta

    ResponderExcluir
  7. adoreeeeeiii, nUnca lii uma Biografia tão bem explicada.. continue estou curiosaa !!

    Beijos..
    Adc. no MSN : dany_souza28@hotmail.com

    ;*

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo testo!A uma coisa que falta mencionar na vida de Charles Chaplin, é o facto de ele ser de origem cigana!A sua mãe era uma cigana!Um facto confirmado pelo próprio. Se forem pesquisar á um comentário em que ele confirma esse facto aos seus amigos gipsy kings.A vida é amor !

    ResponderExcluir
  9. Chaplin eh o cara. O maior ator e poeta de todos os tempos.
    Parabens pelo blog. Muito bom.

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias