14 junho 2010

Festival em homenagem a José Luis Guerín

 
"Não sou catalão, nem tampouco espanhol: eu sou cineasta". É assim que se define o espanhol José Luís Guerín, cujos filmes serão exibidos durante o Fórum na Tela da próxima semana. O evento acontece segunda, quarta, quinta e sexta (14 a 18 de junho) no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura, sempre às 19 horas. A entrada é gratuita.

Sua paixão pelo cinema vem desde a infância, quando Guerín tinha grande dificuldade para encontrar filmes estrangeiros na Espanha, então dominada por Franco. Influenciado principalmente por Chaplin, que considera o maior cineasta de todos os tempos, os irmãos Lumière e John Ford, Guerín criou um estilo próprio, que mistura as estruturas da narrativa cinematográfica com documentário e ficção.

Abrindo a mostra, está Contruccion, filme que rendeu a Guerín o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de San Sebastián, em 2001, e o Prêmio Goya em 2002, ambos na Espanha.

Em passagem pelo Brasil para a mostra de São Paulo de 2007, Guerín foi definido pelo crítico Rodrigo de Oliveira como “um cineasta extremamente consciente de seu próprio trabalho, que fala com bastante propriedade dos menores detalhes de concepção e execução de uma ideia, sem nunca perder de vista um amor incontornável pelo cinema que faz e pelo que o precedeu”.

Programação

14 de junho - 2ª feira

En construccion, de José Luis Guerín
(En construccion, 2001, 125 minutos, cor, Espanha, falado em espanhol, legendas em espanhol)

O filme conta a história da construção de um edifício em um bairro frequentado por trabalhadores, imigrantes, posseiros, prostitutas e traficantes de drogas. A construção é uma tentativa de “melhorar” o bairro, empurrando alguns de seus moradores para fora da área. A ação é focada na relação desses moradores com a paisagem, com o cotidiano e as relações interpessoais.

15 de junho - 3ª feira - não haverá sessão devido ao jogo da Seleção Brasileira de Futebol.


16 de junho - 4ª feira
Una fotos en la ciudad de Sylvia, de José Luis Guerín
(Una fotos en la ciudad de Sylvia, 2007, 67 minutos, p&b, Espanha, falado em espanhol, legendas em espanhol)

O diretor registra nesse documentário o processo do filme En la ciudad de Sylvia. São cenas da cidade de Estrasburgo tentando registrar um encontro, fictício ou não, de um homem e uma mulher que dá nome ao filme: Sylvia. O filme feito em preto e branco e é uma homenagem à origem da fotografia e ao cinema.

17 de junho - 5ª feira

En la ciudad de Sylvia
(En la ciudad de Sylvia, 2007, 82 minutos, cor, Espanha e França, falado em espanhol e francês, legendas em espanhol)

Homem retorna a Estrasburgo tentando reencontrar uma mulher que ele conheceu no lugar seis anos antes. O protagonista vagueia pela cidade à procura desse rosto que está em todos os lugares e em lugar nenhum. José Luis Guerín propõe ao espectador um enigma, um jogo de cena e imagens fascinantes focado no feminino.

18 de junho - 6ª feira

Tren de sombras, de José Luis Guerín
(Tren de sombras, 1997, 80 minutos, cor e p&b, Espanha, falado em espanhol e francês, legendas em espanhol)

Em torno do misterioso assassinato do fotógrafo e cineasta amador Gérard Fleury, José Luis Guerín constrói uma meditação sobre a imagem fotográfica e cinematográfica, sobre a perda e deterioração decorrentes da passagem do tempo e a indefinição entre fato e ficção.

Endereço:
Forum de Ciência e Cultura da UFRJ
Palácio Universitário da Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250 / 2º andar - CEP: 22295-900 - Urca - RJ
(esquina com Av. Venceslau Brás)
Tel: 2295-1595 / Ramais: 109, 113 e 117

Localização
Esquina das Avenidas Venceslau Brás e Pasteur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias