18 junho 2010

O Cinema de Terror Japonês - Parte 1

Estou fazendo uma matéria na faculdade chamada “História do Cinema de Horror”, visite o blog. Uma delícia. Aprendi muito mais do que podia imaginar assistindo e analisando filmes como “Glen or Glenda” de Ed Wood, Poltergeist com direção de Tobe Hooper e roteiro de Steven Spielberg e até “O retorno dos tomates assassinos” de John De Bello, com (acredite) George Clooney no elenco.

Apresentei um seminário sobre “Cinema de Terror Japonês”. Seria muita pretensão minha achar conseguiria fazer um panorama completo do tema, então optei focar nos filmes atuais que tanto têm chamado a atenção de Hollywood, garantindo uma avalanche de remakes. Eu e Guilherme Monteiro resolvemos investigar o por que.

Uma breve história do Cinema Japonês

É importante fazer uma retrospectiva antes de falar do gênero terror. A relação do mundo com o cinema japonês passou por profundas transformações sempre pautadas pelo valor comercial que o cinema adquiriu. E hoje com o terror não é diferente.

Anos 50 – O mundo olha pela primeira vez para o cinema japonês. É a época do chamado gênero histórico, que funcionava como uma lente antropológica sobre a cultura, as roupas, as comidas, etc. Durante a ocupação americana, filmes estrangeiros voltam a serem exibidos no país. Os grandes festivais descobrem o Japão.

Anos 60 e 70 – Surgem produtoras independentes que tentam respirar em meio a tantos filmes estrangeiros no país. Muitas opiniões surgem sobre o “estilo japonês” relacionados à estética, à linguagem. Inclusive uma critica na revista “Cahier du Cinéma”.


Anos 80 até hoje – Retomada de uma produção em grande escala. O cinema agora é Globalizado. O Japão revisita grandes gêneros e os “remakes” de seus filmes se multiplicam principalmente os de ação e os de terror. Surge o V-Cinema: filmes feitos diretamente para o vídeo, como forma de baratear a produção, muitos filmes chegam a passar na televisão e quando se tornam sucesso, são refilmados e/ou têm continuação para o cinema.

Filmes analisados:

Kwaidan
Ringu – O chamado
Rasen Spiral
Ju-on – O grito
Ju-on – A maldição
Dark Water
Os espíritos (Tailândia)




As histórias de terror japonesas vêem de uma tradição oral milenar e sempre fizeram parte do teatro desde a antiguidade. Quem copilou essas histórias pela primeira vez foi um ocidental greco-irlandês Lafcadio Hearn-, que se naturalizou japonês e adotou o nome de Yakumo Koizumi. De seu livro mais conhecido “Kwaidan”, foi produzido o filme de Masaki Kobayashi, de 1964. “Kwaidan”, o filme, demorou quase 10 anos para ficar pronto. Foi o filme mais caro feito no país até então. Foi vencedor do prêmio de melhor filme no festival de Cannes de 1965.

O nome "Kwaidan" remete a histórias de fantasmas e maldições que se passam no período Edo, quando ainda existiam samurais. O filme “Kwaidan” é fundamental para analisarmos os filmes que hoje são produzidos do gênero terror. Refiro-me aqueles escolhidos pelo EUA para serem refilmados. Este filme apresenta um “repertório visual” que é reproduzido até hoje.



Kwaidan - As Quatro Faces do Medo
"Kwaidan - As Quatro Faces do Medo: Produção japonesa contada em quatro histórias. Em "Black Hair", samurai divórcia-se da mulher que ama para se casar com outra pelo dinheiro; em "The Woman in the Snow", lenhador encontra mulher congelada e o espírito dela aparece para revelar detalhes de sua vida, pedindo a ele que jamais conte a ninguém - mas dez anos depois ele esquece a promessa; em "Hoichi the Earless", a jovem e cega Hoichi é uma cantora que vive num monastério e passa a cantar para fantasmas do império; e "In a Cup of Tea" fala de um escritor que vê uma misteriosa face refletida numa xícara de chá. Clássico absoluto e impredível.

Amanhã mais detalhes sobre "Kwaidan", os filmes citados e as conclusões do seminário.

Bjs de Jacaré!
Fiquem com o trailer do filme.

4 comentários:

  1. Muito Legal, assistir a esse filme sobre um prisma histórico, ele tem uma beleza plástica jamais encontrada nos filmes ocidentais.
    Bjão Tais!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia Kwaidan, e pelo que você explicou, ele parece ser EXTREMAMENTE interesante... Com certeza vou dar uma conferida.

    Muito bom o seu texto, muito bem escrito. Continuem fazendo boas matérias. ^_~

    ResponderExcluir
  3. Ótimo conteudo hein
    esse blog está muito bom!
    continue assim tais
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Fernanda e estou fazendo um artigo sobre o tema (cinema de horror japonês. Gostaria de saber de vocês se o livro da Maria Roberta Novielli, História do Cinema Japonês, é de alguma ajuda.

    Há alguma bibliografia específica sobre o tema?
    Por enquanto não encontrei nada.

    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias