29 setembro 2010

Exposição de Victor Arruda na galeria Anna Maria Niemeyer.


Está aberta a partir do dia 28 de setembro, na galeria Anna Maria Niemeyer a exposição do artista plástico Victor Arruda. O artista é conhecido pela abordagem erótica de feitura propositadamente bruta e pela abordagem sócio-política. Na exposição “Pinturas com palavras e 1 néon”, uma outra abordagem. Nas telas não existem imagens, mas sim palavras. Cerca de 17 telas estarão expostas e apenas um objeto: “Néon”. Durante a inauguração será exibido o curta “Esta pintura dispensa flores”, de Luiz Carlos Lacerda (O Bigode).

Victor Arruda nasceu em Cuiabá, Mato Grosso em 1974. Professor, desenhista, gravador e pintor. O interesse do artista pelas questões sociais o levou a criar e desenvolver com a colaboração de Marluce Brasil (técnica em educação) o 1° atelier de arte livre da antiga FUNABEM em que juntos examinavam e orientavam meninas com dificuldade de aprendizado assistidas no projeto social.

Na década de 70, participou de coletivas como o “Salão de Verão”, no MAM-RJ (1975) e “Salão Nacional de Arte Moderna” (1976), quando mostrou obras em que citava, à sua maneira, as revistinhas clandestinas de Carlos Zéfiro. Ele foi o primeiro artista a fazer referência ao já famoso pornográfo, então apenas conhecido por seu pseudônimo. Victor Arruda foi absorvido pelo movimento chamado “Geração 80”. Suas pinturas abordam a violência e a solidão nos grandes centros urbanos. A partir da década de 90, retomou as antigas pinturas dos anos 70 e, nelas, a maior utilização de textos pintados, sempre atrelados às emoções de alguns momentos de sua vida. 

Chegou a colocar um famoso anúncio de jornal que sobre a sua própria morte. Reproduzido aqui ao lado. Tudo não passava de mais um trabalho seu com as palavras. Em 2008, convidado a participar de uma exposição coletiva no Solar Grandjean de Montigny-PUC-RJ, usou uma idéia que lhe surgiu quando, há alguns anos, houve uma revolta de imigrantes que vivem no subúrbio de Paris. O presidente francês, Nicolas Sarkozy (na época ministro do interior da França), disse que aqueles cidadãos de segunda categoria só conseguiam se comunicar com 56 palavras. Victor Arruda chamou 56 conhecidos – de formação, classe social, profissão e idades diversas – e pediu para cada um deles escrever “as suas 56 palavras”, que reunidas resultaram no livro “56 Palavras”. Em outra exposição: "A respeito da corrupção", no fim do ano passado, na Galeria Amarelonegro, Victor também apresentou obras utilizando palavras e frases, neste caso baseadas no escândalo do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Victor aproveitou a deixa e a coincidência do sobrenome para dizer que não era ele.

As obras refletem as qualidades do artista Victor Arruda no campo das artes: polêmico, com boa formação, culto, inteligente, sensível as questões que nos tornam humanos e além de tudo, muito divertido. Uma exposição imperdível de um artista incomparável.


Exposição PINTURAS COM PALAVRAS E 1 NÉON de VICTOR ARRUDA
EXIBIÇÃO E LANÇAMENTO DO DVD ESTA PINTURA DISPENSA FLORES DE LUIZ CARLOS LACERDA (BIGODE)

Abertura: 28 de setembro, terça-feira, às 20h.
Período: de 29 de setembro a 24 de outubro de 2010

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 15h às 21h.

Local: Galeria Anna Maria Niemeyer (Shopping da Gávea)
Rua Marquês de São Vicente, 52/ 205 – Gávea
Telefone: (21) 2239-9144 / Fax: (21) 2259-2082 / e-mail: galamn@centroin.com.br

Abaixo um vídeo que fez parte da divulgação do evento Cinesul 2010 e que contém imagens do documentário "Essa pintura dispensa flores"



Postado por Tais Carvalho

Um comentário:

  1. puxa, navegando enquanto aguardo o término de meu plantão encontro esta carta do victor, qua tive o prazer de conhecer na turmas de medicina da ugf.

    em breve estará pedindo desculpas por furar filas e ter privilégios

    continue pintando

    abraço

    josé roberto

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias