04 outubro 2010

Comer, rezar, amar e gostar!


Mesmo para quem não viu o filme sabe do que se trata “Comer, rezar, amar”. O livro autobiográfico da escritora americana Elizabeth Gilbert é um sucesso mundial de vendas. Ela narra um ano sabático em sua vida. Após um divórcio complicado, Elizabeth decide viajar para recuperar os prazeres perdidos, como por exemplo, comer. O roteiro inclui a Itália (comer), a Índia (rezar) e Bali (amar).

O filme é bem dividido nas três partes do título. Além de um roteiro amarradinho, as locações reforçam a construção de três momentos. O diretor Ryan Murphy (que já dirigiu episódios da série do momento Glee), fez questão e rodar na ordem dos acontecimentos. Em cada país havia uma equipe local, o que tornou as filmagens uma saga heróica e um exercício de fôlego para a atriz Julia Roberts, presente em 90% das cenas. Apesar das incríveis locações, o forte do filme são os atores. Julia dá o tom certo no momento preciso, mas não é excepcional. Os demais que coadjuvantes que entram em cena são excepcionais. Destaque para o guru Ketut, o ator Hadi Subiyanto e o amigo que ela conhece na Índia interpretado por Richard Jenkins. Javier Bardem dá uma escorregada no sotaque “brasileiro”, mas está perdoado.

Quando fui assistir ao filme no cinema a platéia era 80% feminina, de todas as idades. E sim, o filme é feminino, mas parte do sucesso de “Comer, rezar, amar” é a capacidade de transcender o feminino e tocar o coração e as emoções de todos. As dúvidas e as dores de Elizabeth e dos demais personagens são as nossas. Medo do compromisso, a falta de fé, arrependimento, saudade, medo da infelicidade, etc. Sobre comprometimento há uma frase dita pela agente literária de Elizabeth, que não é poética, mas é uma verdade inegável: “Ter um filho é como fazer uma tatuagem na cara. Temos que ter certeza antes de nos comprometer”. E há outros vários bons momentos.

Não espere um grande filme, mas um bom filme, que é meio assim como as melhores coisas da vida: simples!







Comer, Rezar, Amar
(Eat Pray Love, EUA, 2010)

Gênero: Drama
Duração: 133 min.
Distribuidora(s): Sony Pictures
Produtora(s): Columbia Pictures, Plan B Entertainment, India Take One Productions, Red Om Films, Syzygy Productions
Diretor(es): Ryan Murphy 
Roteirista(s): Ryan Murphy , Jennifer Salt, Elizabeth Gilbert
Elenco: Julia Roberts, I. Gusti Ayu Puspawati, Hadi Subiyanto, Billy Crudup, Viola Davis, A. Jay Radcliff, Mike O'Malley, Ashlie Atkinson, James Franco, Lisa Roberts Gillan,Javier Bardem


Postado por Tais Carvalho

2 comentários:

  1. Olá Taís, meus mais sinceros cumprimentos.

    Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho, e é um blog de primeira linha. Quanto ao filme, estou louco para assistir, porque pelo enredo parece mesmo transmitir algo mais, pois quem nunca na vida deixou de fazer certas coisas que mais gostava para fazer investimentos que depois não deram certo?

    Pode até não ser um grande filme, mas que sugere uma auto-reflexão de cada um, isto parece.

    Do seu seguidor

    Paulo Néry

    Convido-a a visitar meu blog e gostaria de contar com sua participação entre meus seguidores e contar também se possível com alguns dos seus comentários.

    http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    Saúde e Paz.

    ResponderExcluir
  2. AFE Q FILME FOI ESSE HEIN...
    É DE DAR UM TAPA NA CARA, NO BOM SENTIDO...
    ME IDENTIFIQUEI ABSURDAMENTE COM A ELIS, MAS AINDA PRECISO APRENDER MUITO E VIVER MAIS PARA SUPERAR OS MEDOS E OS DESAFIOS ASSIM COMO ELA...
    PARABÉNS SURPREENDENTE FILME

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias