26 outubro 2010

Eu matei a minha mãe.


O filme trata de uma relação tão conflituosa e antiga quanto a própria humanidade. O amor/ódio entre mãe e filho. A relação entre Hubert (Xavier Dolan) e sua mãe Chantale (a maravilhosa Anne Dorval). Hubert destaca-se em artes e literuatura na escola, é homossexual , odeia quase tudo que vem de sua mãe e usa uma câmera de vídeo como terapia. Chantale é uma mulher que criou o filho sozinha, trabalha muitas horas por dia e uma das suas alegrias é comprar roupas de gosto duvidoso em liquidações. Entre quitutes e chiliques tenta educar seu filho.

O que surpreende nesse filme é o fato de ter sido escrito pelo próprio Xavier Dolan aos 16 anos e dirigido, produzido e estrelado por ele aos 20. Dolan faz escolhas estéticas pensadas e inspiradas em obras de arte. Muita cor e imagens que complementam a narrativa tornam o filme visualmente rico. É um exercício de fôlego de Dolan, por isso indico o filme particularmente para estudantes de comunicação e cinema.

O roteiro e os diálogos não são fantásticos, mas há momentos memoráveis como a cena em que a mãe de Hubert fala com o diretor da escola pelo telefone. Aliás, o ponto alto do filme é a atriz canadense Anna Dorval. O filme é intimista e sem maniqueísmos. Os personagens não são fechados e deixam para nossa imaginação um passado e um possível futuro para aquela relação.

O filme foi ganhador de prêmio máximo da Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes de 2009. Uma mostra que destaque jovens diretores e que nasceu com a Nouvelle Vague quando esta reivindicava espaço para diretores não selecionados na competição oficial de Cannes. O filme fez barulho no festival e agora faz carreira internacional. O que nos faz aguardar o próximo passo do diretor Xavier Dolan que já realizou “Les Amours Imaginaires”, que estreou este ano em Cannes e o próximo, “Laurence Anyways”, que será estrelado pelo francês Louis Garrel, que atuou em “Os sonhadores”, 2002, sob a direção Bernardo Bertolucci.



Eu matei a minha mãe (J’ai Tué Ma Mère)
Canadá , 2009 - 96 min , Drama
Direção e roteiro: Xavier Dolan
Elenco: Anne Dorval, Xavier Dolan, Suzanne Clément, François Arnaud, Patricia Tulasne, Pierre Chagnon, Niels Schneider, Monique Spaziani

Postado por Tais Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias