31 outubro 2010

O amor do casal Saramago é retratado em “Jose e Pilar”


O diretor português Miguel Gonçalves Mendes, registrou o cotidiano do casal José Saramago e Pilar del Rio, sua esposa, na casa deles em Lanzarote. As filmagens duraram 4 anos e o ponto de partida é a produção do livro de Saramago “A viagem do elefante”. O resultado é um filme comovente que nos revela outro Saramago que é necessário conhecer tanto quanto a sua obra literária.

Seria lugar comum se o filme focasse apenas na figura de Saramago. A força está na equação Jose + Pilar, uma jornalista bela e inteligente e o grande amor da vida do escritor. O filme acompanha o dia-a-dia do casal e também o incansável trabalho de Saramago pelo mundo. Uma frase dita pelo escritor no filme mostra a importância de Pilar em organizar esse caos: “Eu tenho ideia para novelas, ela tem ideias para a vida.”

O diretor Miguel Gonçalves Mendes conta em entrevistas que insistiu muito para que Saramago permitisse as filmagens. Mas em nenhum momento o filme é evasivo. Tudo flui com uma sinceridade tocante. Há momentos que destaco como a leitura que Saramago faz junto com o ator Gael Garcia Bernal do texto “intermitências da morte”, a internação de Saramago, a sessão do filme “Ensaio sobre a cegueira” ao lado do diretor Fernando Meireles e a dedicação do escritor para terminar “A viagem do elefante”.

Por sabermos o final da história, Saramago faleceu em 18 de junho desse ano, o filme ganha um tom, o de despedida. Mas também o de esperança. Saramago, um homem ateu inicia e termina o filme com a seguinte frase: “Pilar, vamos nos encontrar em outro lugar”.

O filme teve estréia mundial e concorrida no último festival do Rio e fez jus a expectativa. que gerou A estréia  no circuito nacional está prevista para o dia 5 de novembro.

Jose e Pilar
Portugal / Brasil / Espanha, 2010, 125 min., documentário
Direção e roteiro: Miguel Gonçalves Mendes
Produtora: JUMPCUT
Co-produtoras: O2 filmes e El deseo
Produção: Agustín Almodóvar, Bel Berlinck, Esther García, Fernando Meirelles, Miguel Gonçalves Mendes
Direção de Fotografia: Daniel Neves



Postado por Tais Carvalho


Este texto também foi publicado no blog: Proibido Proibir

2 comentários:

  1. Eu tenho orgulho de ter conhecido os dois, anos atrás durante a Bienal do Livro em uma tarde de autógrafos, portanto estou ansioso para assistir o filme, que por sinal vem recebendo elogios de todos, o que não era para ser diferente em se tratando de SARAMAGO. ÓTIMO BLOG.,,

    ResponderExcluir
  2. Moro em Portugal, e ainda não li um livro do Saramago, mas com esse post deu mais vontade de ler!
    :)

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias