22 novembro 2010

Crítica: “As cartas psicografadas por Chico Xavier”



O documentário é construído a partir dos depoimentos de mães e pais que perderam seus filhos e encontraram conforto nas tais cartas que foram psicografadas pelo médium Chico Xavier. A direção é de Cristina Grumbach que é assistente do documentarista Eduardo Coutinho há muitos anos. Percebemos certa semelhança na forma de conduzir e filmar as entrevistas. Mas o filme peca em alguns aspectos. 

O primeiro para mim é justamente a forma de conduzir as entrevistas. Cristina parece ter pressa, uma dose de ansiedade. As histórias são fortes e muito emocionantes e isso aflora naturalmente, sem as infinitas interrupções da diretora.

O segundo “pecado” é apenas um lado da moeda mostrado no filme. Li muitas críticas questionando a semelhança entre as cartas e a crença cega dos pais no que foi psicografado. Já li relatos de parentes que simplesmente não acreditaram que as cartas teriam sido escritos por seus filhos falecidos, fato não mencionado no filme.Há alguns pais que questionaram no começa, mas como um deles fala: "Para mim está servindo". Quanto à autenticidade das psicografias, não vou entrar nesse mérito, mas este assunto levanta muitas questões e gostaria muito de ver um documentário mais amplo sobre o assunto.

O filme em nada lembra as superproduções espíritas como “Chico Xavier” e “Nosso Lar”, “As cartas psicografadas” prima pela simplicidade. O filme ganha em emoção nas leituras feitas por Cristina Grumbach enquanto as mesmas são mostradas. Notem como uma das mães desconcerta a diretora ao afirmar que ela não acredita em nada do que está sendo dito. Essa titubeada é a mesma que todos nós, em algum momento da vida temos, tivemos ou teremos em relação à religião. Enriqueceria o documentário explorar esse assunto. O filme agradará muito mais aos espíritas, do que assistirão com olhar antropológico ou por pura curiosidade.

Nome: As cartas psicografadas por Chico Xavier
Brasil,87 min, 2010,Documentário
Direção: Cristiana Grumbach



Postado por Tais Carvalho

Um comentário:

  1. A justiça ultimamente usa a Psicografia para inocentar ou acusar um disgraçado réu os ultimo a se darem bem foi o casal de chimpanzés Nardoni,que ganharam fama e dinheiro com o caso irritante da menina Isabela Nardoni segundo a justiça Isabela por meio de psicografia falou que os seu Pai e a sua Madrasta são inocentes e falou que o causador da queda dela foi o Padre Adelir que estava passando na hora com um balão e puxou ela e ela escorregou, a justiça nunca é plena mata a alma e a envenena determinou que o casal seria inocentes até hoje eles só estão preso por oferecer risco a população por causa da feiura de ambos.

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias