24 novembro 2010

Crítica: “O ciúme mora ao lado”



As estruturas familiares estão passando por profundas transformações. Com isso surgem novos filmes com ótimos argumentos. Estreou há semanas atrás o divertido “Minhas mães e meu pai”, que aborda o casamento gay feminino e a relação com os dois filhos gerados a partir de inseminação artificial. “O ciúme mora ao lado”, acompanha as desventuras do casal formado pela consultora de negócios Tuula e o terapeuta familiar Juhani. Após anos de casamento, resolvem se separar e por questões financeiras, morar na mesma casa. Situação vivida por mais casais do que supõe nossa vã filosofia.

Para a boa convivência do casal, regras são estabelecidas, como por exemplo: “Não trazer novos amigos para dentro de casa”. E a diversão começa justamente quando essas regras vão por água abaixo. Entram em cena para completar a narrativa: amantes, prostitutas, amigos sem noção, vizinhos enxeridos e a policia. Tudo isso em uma comédia de erros no melhor estilo Shakespeariano.

Em alguns momentos o filme sobe demais o tom da comédia, exagerando em estereótipos, Mas o que ficaria ridículo fica ótimo graças ao excelente elenco. Baseado no romance de Petri Karra o filme foi indicado a 3 prêmios no JUSSI AWARDS 2010 (o ‘Oscar’ finlandês), nas categorias Melhor Ator, Atriz e Montagem. “O ciúme mora ao lado” também foi exibido no Festival do Rio 2010. O diretor Mika Kaurismäki, também dirigiu: “Absolutamente Los Angeles" (1998); “Tigrero” (1994) e “Brasileirinho” (2005).

Esta é uma comédia adulta, que certamente agradará ao público com mais de 30, que já vivenciou as agruras de um grande amor. Recomendo para quem procura boas risadas

“O ciúme mora ao lado” (Haarautuvan rakkauden talo/ The house of branching love)
Finlândia, 102 minutos, comédia 
Direção e produção: Mika Kaurismäki
Roteiro: Mika Kaurismäki, Sami Keski-Vähälä, baseado no livro de Petri Karra
Elenco: Hannu-Pekka Björkman, Elina Knihtilä, Antti Reini, Tommi Eronen

Postado por Tais Carvalho.

Este texto também foi publicano no Cinema na Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias