18 novembro 2010

Crítica: “Harry Potter e as relíquias da morte, parte 1”



Os direitos do primeiro filme de “Harry Potter” foram comprados em um momento crítico para a Warner. O estúdio passava pro uma crise financeira após o fracasso fenomenal do filme “Batman e Robin” de 1997 com George Clooney no papel do homem- morcego. O livro já era um sucesso de vendas, mas acho que nem a autora J. K. Rowling imaginava as proporções que suas criações iriam ganhar.

“Harry Potter e a pedra filosofal” estreou em 2001 e entrou para a história do cinema. História que está preste a ganhar um fim com o sétimo e penúltimo filme da série “Harry Potter e as relíquias da morte”, dividido em duas partes.

O bruxinho cresceu em todos os sentidos. Os atores foram envelhecendo e amadurecendo aos olhos do espectador. Os números milionários da franquia continuam a engordar os bolsos de seus idealizadores e os filmes foram ganhando uma estética  apurada, sombria e tecnicamente impecável.

O filme “Harry” de 2001, sob a direção de Chris Columbus e definitivamente um dos mais fracos apesar de ser o marco inicial da série. O diretor é mais conhecido pelo sucesso dos anos 80 “Os Goonies”. Assistindo o filme hoje percebemos como os efeitos especiais envelheceram mal e o espectador mais atento, acha muitas falhas no filme. O segundo filme “Harry Potter e a câmera secreta”, de 2002, manteve o diretor e as cores características do filme, como os uniformes da escola de bruxaria de Hogwarts.

A grande virada da série veio com “Harry Potter e a câmera secreta” de 2004 com a direção de Alfonso Cuarón. O mexicano já havia dirigido o gracioso “A princesinha” 1995, “Grandes expectativas” com Gwyneth Paltrow de 1998, e o divertido “E sua mãe também” de 2001. A saga do bruxo nesse ponto ganhou um tom mais sombrio e uma nova estética que com pequenas mudanças norteou a série até este penúltimo “Harry Potter e as relíquias da morte”.

O filme tem 146 minutos, que para mim passaram voando. Não sou fã n° 1 de Harry e sua trupe, mas o espectador é levado através da história de uma forma irresistível. O filme alterna ação e emoção na medida certa. Mas definitivamente é um filme para iniciados. Quem não acompanha a história e por acaso resolveu ver “As relíquias da Morte” vai ficar perdido. A franquia é poderosa e a saga é grande demais para se “auto- explicar”. Um breve resumo do que aconteceu, algo comum em filmes em série, quebraria a narrativa prejudicando o filme.

Tudo neste “Harry Potter e as relíquias da morte” é impecável. O elenco de apoio como sempre maravilhoso. Uma bela fotografia assinada por Eduardo Serra. Uma trilha sonora marcante, com a característica música de abertura e novos sons que ficaram a cargo de Alexandre Desplat. Este filme é o terceiro dirigido por David Yates que já imprimiu seu tom e também, assina a segunda e última parte de “As relíquias da Morte”. No filme anterior “O enigma do Príncipe” os personagens definiram bem de que lados lutariam daqui para frente, não há surpresas e nem um grande mistério a ser resolvido. A saga se aproxima de sua reta final e o momento é de respostas mais do que perguntas, como nos outros filmes O gostinho de quero mais fica no ar a final da projeção e aumenta ainda mais a ansiedade pelo capitulo final. Que poderia ter sido reduzido em apenas um capítulo. A segunda parte tem lançamento programado para julho de 2011.

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part I)
Inglaterra, EUA, 146 min, 2010.
Direção: David Yates
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Ralph Fiennes, Helena Bonham Carter, Bill Nighy, Richard Griffiths, Harry Melling, Julie Walters, Bonnie Wright, Fiona Shaw, Alan Rickman.



Postado por Tais Carvalho

Este texto também foi publicado no Cinema na Rede e Portal PlusTv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias