09 novembro 2010

Crítica: “A rede social”



O “Facebook” foi lançado em 4 de fevereiro de 2004 e possui mais de 500 milhões de usuários espalhados em 207 países. Em 2008, Mark Zuckerberg, um de seus criadores e personagem principal do filme, foi considerado o mais jovem bilionário do mundo, com fortuna de mais de US$ 1,5 bilhão, pela revista especializada “Forbes”. É a maior rede social do planeta. O filme “A rede social” conta como foi a conturbada criação e a fogueira de vaidades que envolveram seu mentores dentro da Universidade de Harvard. Mark Zuckerberg é interpretado por Jesse Eisemberg (Zumbilândia). Um geek que após levar um fora da namorada, destrói sua reputação um blog. Tomado sensação de poder e impunidade que a internet gera o próximo passo é a criação de uma rede comparativa de várias garotas dentro do campus. Nascia o embrião do Facebook.

David Fincher, diretor dos filmes “O Curioso Caso de Benjamin Button” e de “Clube da Luta”, apresenta um interessante retrato da geração 2.0, aquela que vive conectada 24 horas, não se preocupa com a exposição e sua vida social na internet muitas vezes mais agitada do que a real .O filme investiga também de que forma jovens de 20 e poucos anos se tornam milionários com ideias aparentemente simples. Aparentemente, por que o Facebook concentra uma quantidade de informação sobre a população mundial que é um prato cheio para qualquer empresa de marketing. As figuras de poder, como pais, o reitor e até autoridades, são apresentadas como patéticas e ultrapassadas e hoje o mundo é dos que têm uma boa ideia e ousadia para executá-la.

Jesse Eisemberg está perfeito no papel principal. Não conseguimos decifrar o que se passa na cabeça do personagem, o que o motiva, já que muitas vezes não parece ser o dinheiro. Destaque para Justin Timberlake como o ambicioso Sean Parker, um dos criadores do Napster, que enxergou longe o potencial que o Facebook tem e agarrou a oportunidade quando teve chance.

Para que não tem o mínimo interesse em Facebook, Twitter e outras redes sociais, recomendo o filme. Não é um thriller nerd. O que menos interessa é como essa rede foi criada. Nas mãos do diretor Fincher assistimos a uma história densa sobre caráter, dinheiro, poder, que nos leva há muitos questionamentos sobre como vivemos em sociedade hoje é quem serão nossos futuros governantes. Fique de olho, é um excelente filme.

A rede social (The Social Network)
EUA, 2010, 120min, drama
Direção: David Fincher
Roteiro: Aaron Sorkin, baseado em livro de Ben Mezrich
Elenco: Andrew Garfield, Jesse Eisenberg, Justin Timberlake, Joseph Mazzello, Justin Timberlake.



Postado por Tais Carvalho


Este texto também foi publicano no site CinePop

Um comentário:

  1. Definitivamente um dos melhores filmes que tive a oportunidade de assitir este ano.
    A questão fundamental da história não se passa na criação do facebook, mas sim nos conflitos pessoais desta real rede social.
    Não sei ao certo se foi impressão somente minha, mas parece que as relações, por mais concretas que possam ser, ficam absorvidas por esta rede social virtual, tirando um pouco do concreto que poderia existir em uma situação como a narrada pelo filme.
    Existe o julgamento, o enfrentamento cara a cara, bate bocas, mas parece existir algo maior, como um bloqueio, em que as pessoas ficam impossibilitadas de qualquer contato físico.

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias