14 maio 2010

Prêmio SESC de literatura – Inscrições abertas. Ler para quê? Escrever para quem?

Criado em 2003 o prêmio SESC de Literatura tem como objetivo revelar novos talentos da nossa língua. Quem vence o concurso tem seu livro publicado pela editora Record. São duas as categorias: conto e romance. As inscrições abertas entre 10 de maio e 30 de setembro. Se quiser se arriscar: http://www.sesc.com.br/premiosesc/index.html

Escrever para quem?

Essa é uma chance para pensarmos como anda o mercado literário no Brasil. Livros caros, e lojas dominadas por literatura estrangeira top 10 na lista dos mais lidos do “The New York Times”. Pensar em escrever hoje é pensar quem vai ler sua obra. Você escreve para quem?

Mesmo no mundo universitário existe uma tremenda má vontade em relação aos livros. Muitos só lêem por que são obrigados e outros nem assim. Pode parecer lugar comum, e é, mas quem se habitua ao computador e a velocidade que a vida moderna exige, se entregar ao tempo que o livro pede, parece missão impossível.
Ler para quê?

Eu gosto de ler. Minha mãe lia muito para mim quando era criança. Quando  nasci o computador ainda não era objeto comum a todos e muito menos utensílio doméstico de primeira necessidade. Hoje é. Eu pergunto tudo ao Google. O mapa, o tempo, as vagas de emprego, as notícias, o horóscopo. E confesso: ler um livro está cada dia mais difícil.

Mas eu tento, por que gosto, apesar de tudo conspirar contra. Os preços do livro estão pela hora da morte e a qualidade... “Auto-ajuda” está em promoção na Saraiva. A melhor compra dos últimos dias foi “Ilusões perdidas” de Balzac por R$ 14,90, mas apenas o volume 1. Vou ter que juntar mais uma graninha pra saber como acaba a história.

Sebos parecem uma boa saída para a falta de verba, mas até neles o preço muitas vezes deixa a desejar. Sebos não resolvem a falta de qualidade. Lá “auto-ajuda” está na super promoção de leve 3 por R$ 5.

Mas o que mais me incomoda é que quer realmente ler? Cada dia mais parece um hobby elitista, quando na verdade é a base do nosso crescimento, do conhecimento humano. Ninguém quer ler. Saiu de moda. Ainda bem que eu gosto de coisa retrô.


E você... Me diga: ler para quê?

Concurso Literário SESC: http://www.sesc.com.br/premiosesc/index.html
Sebo virtual para garimpar livros a preços bacanas: http://www.estantevirtual.com.br/
Para conhecer os dez mais do New York Times:  http://www.nytimes.com/pages/books/index.html
Para comprar na Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias