12 janeiro 2011

Crítica “Além da vida”


“Além da vida” acompanha três histórias que se entrecortam. A vida do médium George Lonegan (Matt Damon) que se recusa a usar seus dons, a jornalista francesa Marie LeLay (Cécile de France) que passou por uma experiência de quase morte durante o tsunami de 2004 que aconteceu na Indonésia e do menino Marcus (Frankie McLaren/George McLaren), que perdeu seu irmão gêmeo idêntico de forma trágica.

O experiente diretor Clint Eastwood mostra todo seu talento ao conduzir de forma segura um filme que além de abordar um tema no mínimo polêmico, opta por uma narrativa com cortes temporais extremamente criativos. Muitos personagens circulam na tela e rapidamente somem. Essa alta circulação de pequenos e importantes personagens nos faz explorar quase todos os pontos de vista dentro do tema. Esqueça todos os filmes espíritas que tem lotados os cinemas brasileiros. “Além da vida” toca no assunto de forma a deixar a discussão religiosa totalmente à margem. O filme foca muito mais em como a morte muda a nossa perspectiva de vida.

Matt Damon constrói um personagem melancólico que considera seu dom uma maldição. Ele trabalhou muito tempo explorando sua mediunidade, mas optou por ser mais um funcionário em uma fábrica. Uma vida vivida baseada na morte, não merece ser vivida, diz ele em certa altura do filme. Não consegui decifrar qual a opinião do diretor sobre o tema, mas se o roteirista nos entrega um personagem como o de Damon, deixa claro que acredite nesta possibilidade de um paranormal genuíno.

A bela atriz francesa Cécile de France após sua experiência de quase morte enfrenta toda a descrença que muitos passam por tocarem no assunto. Ela é uma jornalista de um grande canal francês que perde tudo ao questionar o que existe depois da morte.

Para mim o personagem mais interessante é o menino Marcus. Ele representa a nossa perde da inocência. O que acontece quando nós descobrimos que vamos morrer. Marcus é filho de uma mãe drogada e ao perder seu irmão gêmeo que era sua outra metade, quer descobrir a todo custo o que há além da vida.

É importante destacar a produção bem cuidada. Esse não e o melhor nem o maior filme dirigido por Clint Eastwood, mas pode entrar em sua lista de seus dez melhores com certeza. Clint já dirigiu em torno de 35 filmes a atuou em 66 filmes. Completará 81 anos em maio deste ano e não pára de trabalhar, para nossa felicidade. Já tem engatado o filme “J. Edgar” em pré-produção sem data de estréia.

A quantidade de cinemas que estão exibindo “Além da vida” é pequena se comparado a qualidade do filme. Acredito que o título não ajuda em nada, pois pode ser facilmente confundido com um filme de tema religioso, espírita, etc. O filme merece uma melhor divulgação e uma atenção por parte do público. É um filme de um diretor maduro que mostra um tema polêmico com muita propriedade e sensibilidade. Recomendo.




Além da Vida (Hereafter)
EUA ,2010, 129 min, drama
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Peter Morgan
Com: Matt Damon, Cécile De France, Thierry Neuvic, Frankie McLaren, George McLaren, Lyndsey Marshal, Bryce Dallas Howard

Postado por Tais Carvalho

Um comentário:

  1. Olá Tais, adorei seu blog, maravilha, espero que visite um dos meus, http://jejrecargas.blogspot.com, tem mais você irá achar nos links, um beijão...

    ResponderExcluir

O maior prazer que um blogueiro é receber um comentário bacana. Não precisa puxar o saco se você não gostou, mas deixe seu ponto de vista numa boa. Comente, opine com respeito e fiquei a vontade para deixar o link do seu blog ou página! Abraços e volte sempre!

 
Click Jogos Online Resultado Loterias